quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Este trabalho tem por finalidade conhecer teorias básicas sobre o Planejamento de formação dos professores para o uso das mídias em sala de aula, sabendo-se que no contexto atual, não há como fugir, é até mesmo “uma questão de sobrevivência humana e o grande desafio dos educadores é repensar a sua prática, desenvolvendo novas formas de ensinar e por que não de aprender que permitam ao aluno o desenvolvimento de aprendizagens significativas”. (Educação mediada por tecnologias e formação de professores – Maio 2007)

Vivemos uma dicotomia em relação às práticas pedagógicas. Por mais cursos que os professores fazem, ainda continuam as práticas que não empolgam os alunos e não os fazem participar do momento de criação, de descoberta e produção do conhecimento. Centenas de professores já passaram por cursos de capacitação/ de formação continuada, que inclusive promoveram oficinas utilizando recursos tecnológicos mais “modernos” para os padrões de sala de aula, e pouquíssimos aplicam ou incorporam esses recursos a sua prática de sala de aula. Como nos diz Pozo: Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender.

Sou professora há vinte e cinco anos e sempre atuei no ensino fundamental. Durante a maior parte desse tempo fui coordenadora pedagógica em uma escola e agora estou trabalhando como professora formadora no NTE/Uruaçu, (três anos) onde ministramos cursos para professores das escolas públicas. Após alguns encontros com professores e refletindo sobre a atuação dos professores formadores junto aos professores da jurisdição deste NTE, fico a perguntar por que tanta resistência em integrar os recursos tecnológicos disponíveis na unidade escolar em sua ação pedagógica.

Diante da minha inquietude e vendo os temas apresentados, escolhi o tema: Planejamento e formação dos professores para o uso das mídias. Optei pela pesquisa bibliográfica – Estado da Arte. Tentei construir uma pergunta de partida que pudesse sanar a minha angústia em relação ao trabalho do professor. Os professores reclamam tanto de indisciplina, falta de interesse dos alunos e sabemos que as crianças de hoje são imediatistas, exigentes e não se contentam com aulas sem nenhum atrativo ou pouco atrativas. Por isso quis saber: Como os cursos de capacitação de professores têm abordado o uso das mídias de forma que favoreça o processo de ensino aprendizagem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário